sexta-feira, 17 de julho de 2020

Luto



Não te esqueças menina
Que a morte está perto
Sim, tens o vinho
E a lua está no céu
Bela, como sempre bela
Porém, a morte está ao redor.

Mas, será que adianta ficar triste?
Lembro de quando era pequena e morreu minha bisavó
Quando voltamos do enterro, já na casa dos meus avós, eu queria ouvir música e dançar
Os adultos não deixaram
Eu não entendi muito bem.

Agora dizem que temos que fazer luto.
Sim, é muito triste o que se passa
Mas eu me pergunto: não é triste a sociedade em que vivemos?
Não é triste que tantos jovens negros morram nas periferias brasileiras diariamente?
Não é triste que as mulheres seja estupradas e assassinadas por serem mulheres?
Não são tristes tantas guerras estúpidas?

A doença é triste,
A morte é triste,
Porém, mais triste é sociedade na qual vivemos a vida inteira.
Mais do que fazer luto,
Precisamos buscar força na pulsão de vida.
Pra que depois dessa doença a vida passe a ter mais valor.

06 de maio de 2020.

PS: um pouco mais de dois meses após esse escrito, a necessidade de luto é imensa, mas a alegria não pode estar olvidada, pois necessitamos de força e saúde pra seguir lutando. Esse foi meu único vinho no isolamento, agora me fazem companhia os chás de camomila e erva-de-são-joão. O número de mortos é muito alto, e quem mais sofre, como sempre, são os pobres, os negros e as populações indígenas. A palavra genocídio tem sido usada pra expressar o que se passa no Brasil neste momento.